Guia: TOGAF® | LeanIX (2023)

Abordagem ágil do TOGAF®

Uma solução popular para harmonização TOGAF® e as arquiteturas ágeis são plataformas comuns para o gerenciamento colaborativo da arquitetura empresarial.Gerenciamento de Arquitetura Corporativa LeanIX (EAM)oferece, entre outras coisas, funcionalidades com as quais as unidades de TI podem ser definidas, configuradas e monitoradas conjuntamente em cada etapa do processo de ADM:

Primário (fase A)

Ao estabelecer a base do ADM, você deve (1) definir uma visão arquitetônica; (2) o escopo de todo o projeto deve ser considerado; e finalmente (3) planejar quais partes interessadas serão envolvidas. Ofertas LeanIX EAMmodelo de dados flexívelcada TOGAF® projeto suportado.

O escopo de sua visão arquitetônica é determinado pela estratégia e modelo de negócios de sua empresa - portanto, considere a criação de um TOGAF® Itens de envio"Requerimento para obras de construção"(Requerimento de obras arquitetônicas)E você também"Documento de definição de arquitetura"(Documento de definição de arquitetura)link no LeanIX Fact Sheet para completar a Fase A. LeanIX Fact Sheets exibe todas as informações sobre seus objetos arquitetônicos em uma página.

As exibições de dados do projeto também podem conter informações importantes para seu ADM. Essas páginas podem ser personalizadas para mostrar os tempos estimados de instalação e configuração, planejar os custos, tudoFornecedorSo como aplicações e oportunidades de negócios relacionadas.

Nesta fase inicial ADM LeanIX EAM TOGAF® suporta o seguinte:

Ficha informativa - Assinaturas

Atribua a funcionários individuais uma função na folha de dados - as funções possíveis são"Responsável", "Observador" ou "Responsável". Dessa forma, você pode ver facilmente quem está envolvido no desenvolvimento de sua arquitetura e por qual motivo. Além disso, os painéis podem ser configurados para refletir não apenas os principais fatores estratégicos, mas também a pessoa responsável por um determinado aplicativo.

Exemplo: Três pessoas diferentes com funções e responsabilidades diferentes são responsáveis ​​pela ficha informativa do AC Management V1 a seguir. Isso torna imediatamente claro quem é o responsável por armazenar os dados nesta ficha técnica (consulte a Figura 1).

Guide: TOGAF® | LeanIX (1)

Figura 1: Recrutamento para um cargo de gerente de TI

Bron: LeanIX GmbH

Visão da folha de informações do projeto com os gerentes de aplicativos associados.


Arquitetura inicial e alvo (fases B, C, D)

Agora que você estabeleceu suas visões arquitetônicas na Fase A, é hora de fechar as lacunas entre sua origem earquitetura verdedeterminar (análise real/alvo). Desde negócios, passando por sistemas de TI até arquiteturas tecnológicas - nas fases B, C e D você aprende o que é realmente importante na sua empresa.

cenário de aplicativos

Agora que atribuiu a seus aplicativos a oportunidade de negócios certa e os colocou no contexto de seu uso, você obterá uma visão estratégica de seu cenário de aplicativos. Essa exibição ajuda a determinar como esses aplicativos podem ser usados ​​na arquitetura de destino. A partir disso pode-se concluir quais aplicações devem ser mantidas intactas devido ao seu real propósito e valor, quais devem ser atualizadas com investimento, mescladas ou substituídas ou totalmente eliminadas por redundância (ver Figura 2).

Guide: TOGAF® | LeanIX (2)

Figura 2: relatório do cenário de aplicativos

Bron: LeanIX GmbH

Este relatório de experiência do aplicativo descreve a adequação técnica do seu aplicativo usando cinco categorias (eles não combinam,falhar,Para a direita,Totalmente apropriadoeindeterminado).

Diagrama de fluxo de dados

Um diagrama de fluxo de dados descreve o processamento e a troca de objetos de dados. Diferentes níveis de atributos técnicos podem ser exibidos - o diagrama oferece aos designers corporativos uma visão abrangente e transparente de toda a integração de aplicativos na empresa.

A figura abaixo mostra como o AC Beheer V1 está conectado a vários serviços da empresa. O aplicativo vai diretamente para o "HR Admin", que por sua vez se comunica com "Payroll Europe" para fornecer os dados do "Salary Compact" (consulte a Figura 3).

Guide: TOGAF® | LeanIX (3)

Figura 3: fluxo de dados LeanIX

Bron: LeanIX GmbH

Um diagrama de fluxo de dados descreve as integrações e processos do aplicativoControle CA V1.

Componentes de TI da matriz

Examine os componentes de TI (por exemplo, bancos de dados, sistemas operacionais, servidores web, etc.) e seus atributos técnicos correspondentes e ciclos de vida de serviço em hierarquias operacionais usando a Matriz de Componentes de TI. O LeanIX EAM usa conjuntos de tecnologia para categorizar os componentes de TI, criando uma imagem completa do cenário tecnológico. Conforme mostrado na Figura 4, os ciclos de vida do serviço podem ser divididos por provedor.

Guide: TOGAF® | LeanIX (4)

Figura 4: Matriz de componentes LeanIX de TI

Bron: LeanIX GmbH

Essa matriz de componentes de TI representa os vários componentes técnicos da empresa (classificados por fornecedor e pilha de tecnologia).


Plano de Transformação (Fase E, F)

Após uma descrição detalhada e direcionada da arquitetura, as próximas etapas são trabalhadas nas fases E e F. O que muda com a transformação da arquitetura – e os planos podem realmente guiar as partes interessadas?

O LeanIX EAM permite que os usuários desenvolvam roteiros de tecnologia para evitar a obsolescência da tecnologia e aumentar o valor comercial. Os usuários podem usar os seguintes relatórios:


portfólio de projetos

O projeto em sua forma atual agrega valor à empresa? No relatório de portfólio de projetos LeanIX, os aplicativos são agrupados por valor comercial e risco do projeto para determinar as necessidades atuais da empresa. Por exemplo, se um gerente de TI deseja saber qual aplicativo manter e qual terceirizar, esse relatório pode ajudá-lo a tomar uma decisão (como no exemplo abaixo).

A Figura 5 mostra que parece haver muitos dados de arquitetura que fornecem "valor significativo" para os negócios - embora também existam dados que fornecem apenas "valor marginal".

Guide: TOGAF® | LeanIX (5)

Figura 5: Portfólio de projetos LeanIX

Bron: LeanIX GmbH

Este relatório de portfólio de projetos descreve o valor comercial versus o risco do projeto.

matriz de aplicação

Use a visualização do ciclo de vida da matriz de aplicativos para determinar quando os aplicativos essenciais aos negócios precisam ser terceirizados — ou se um serviço já foi desativado. Consulte a imagem abaixo para obter uma lista de aplicativos por departamento e país/região. O ciclo de vida do "AC Management V1" do Brasil terminará em 2019, mas para o "AC Management V2" a próxima aplicação já está definida e planejada.

Além do ciclo de vida, há muitas outras exibições úteis que você pode ver. Por exemplo, você pode filtrar por adequação profissional para obter detalhes sobre a qualidade do aplicativo. Isso determina se o aplicativo é "inadequado", "inadequado", "satisfatório" ou "excelente".

Guide: TOGAF® | LeanIX (6)

Figura 6: Matriz de aplicação LeanIX

Bron: LeanIX GmbH

A Matriz de Aplicativo LeanIX mostra o ciclo de vida de um aplicativo, organizado por idade e status operacional.

Agile TOGAF® Implementation Framework [Poster]: Um guia para implementar os princípios do TOGAF® usando Lean EA. »

Roteiro de aplicação

Os dados sobre aplicativos adicionais planejados são válidos quando o tempo de vida do aplicativo expirar. O LeanIX Application Roadmap mostra aos usuários de forma simples e transparente quais aplicações estão ativas e quanto tempo ficarão ativas até serem substituídas. Além disso, os ciclos de vida dos componentes pertencentes ao aplicativo são mostrados no esquema do aplicativo.

O plano passo a passo abaixo mostra o ciclo de vida do "AC Management V1" e seus sucessores. Mesmo que o "AC Management V1" esteja em uma fase crítica de spin-off (amarelo), logo fica claro que existe um sucessor para este aplicativo ("AC Management V2"), que garante uma transição limpa.

Guide: TOGAF® | LeanIX (7)

Figura 7: Roteiro LeanIX

Bron: LeanIX GmbH

Este roteiro para o aplicativo LeanIX descreve o ciclo de vida e sucessores do aplicativo ao longo de 20 anos.


Implementação (fase G, H)

Todas as decisões foram tomadas. As visões foram desenvolvidas e os requisitos para a nova arquitetura foram explicados aos desenvolvedores de TI sem qualquer confusão. Agora é a hora de implementar a nova arquitetura.

Supervisionar a construção de uma nova arquitetura usando metodologias colaborativas de gerenciamento de mudança LeanIX. Com LeanIX EAM você pode acompanhar o progresso dos dois últimos TOGAFsFase do monitor ®-ADM:

Painéis

As atividades de projetos novos e em andamento podem ser visualizadas no painel personalizável de arrastar e soltar do LeanIX EAM. Os painéis fornecem informações sobre o gerenciamento de suas arquiteturas, tudo em um só lugar. Isso permite que você controle os fluxos de trabalho e habilite o comportamento fácil do EA.Guide: TOGAF® | LeanIX (8)

Figura 8: Painéis LeanIX

Bron: LeanIX GmbH

Painéis LeanIX EAM, morrerAplicação de acordo com a criticidade do negócioesensibilidade de dadosprocessar.


LeanIX-ankete

As informações necessárias para atualizar os projetos podem ser coletadas de todas as partes interessadas responsáveis ​​sem a necessidade de enviar e-mails individuais. As pesquisas LeanIX permitem que os EAs obtenham dados atualizados sobre questões importantes (como GDPR), armazenem informações em modelos para reutilização e obtenham resultados estruturados - mesmo durante a execução das pesquisas.

Conforme mostrado na imagem abaixo, os usuários podem adicionar parâmetros personalizados às pesquisas LeanIX.

Guide: TOGAF® | LeanIX (9)

Figura 9: Estudo LeanIX

Bron: LeanIX GmbH

Modelo de pesquisa também“Avaliação da segurança de aplicativos de acordo com IT-Grundschutz" Portal LeanIX EAM

cenário de aplicativos

Analise o ciclo de vida de aplicativos anteriores, atuais ou planejados em toda a empresa. Exiba esses dados diretamente no LeanIX EAM ou baixe-os como um documento PDF.

O exemplo a seguir ilustra que muitos aplicativos de gerenciamento de relacionamento com o cliente foram terceirizados ou atingiram o fim de sua vida útil (consulte a Figura 10).

Guide: TOGAF® | LeanIX (10)

Figura 10: cenário de aplicativos LeanIX

Bron: LeanIX GmbH

Este relatório de ambiente de aplicativo descreve o ciclo de vida de um aplicativo de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

TOGAF® certificado

A quem se destina o certificado TOGAF®?

MorrerTOGAF®-A certificação é especialmente destinada a arquitetos corporativos e outros gerentes de TI. Embora novos recursos sejam revelados com frequência, a estrutura principal e a metodologia por trás deles permanecem as mesmas. De acordo com o reconhecimento mundial queTOGAF®boa sorte, com este certificado você pode mostrar que pode usá-loTOGAF®frameworks para a introdução de novas tecnologias e gerenciamento eficaz de EA.

O certificado TOGAF® não confirmada ti sadados, tecnologias relacionadas ao TOGAF®,formuláriose metas de negóciospode trabalhar - também tem um efeito positivo no seu salário.

Aqui está uma comparação salarial para os cargos que eles têm nos EUAo maior aumento salarialcom o certificado TOGAF® possuem:

Arquiteto de TI da empresa:1350.000 $(Para a mídia) contra1450.000 $(zTOGAF®- Jurisprudência)

Solução de arquitetura:1200,000$ (Para a mídia) contra 1360,000$ (zTOGAF®- Jurisprudência)

Arquiteto de TI:1180,000$ (mediana) vs. 1320,000$ (zTOGAF®- Jurisprudência)

Arquiteto de software:1260,000$ (mediana) vs. 1310,000$ (zTOGAF®- Jurisprudência)

Diretor da EA:1570,000$ (mediana) vs. 1630,000$ (zTOGAF®- Jurisprudência)

Como posso obter um certificado TOGAF®?

Para realmente colher os benefícios transformacionais do LeanIX EAM, dedique algum tempo para entender os fundamentos do TOGAF® para aprender. Você receberá o certificado TOGAF® 9.2 após ser aprovado em dois exames do Open Group. Você pode se preparar para os exames por meio de diferentes cursos ou participar de cursos especiais.

TOGAF® oferece dois certificados diferentes:

  • TOGAF®9.2 Fundação (declara que o aluno "entende a terminologia, estrutura e conceito básico do TOGAF®, bem como os princípios da Enterprise Architecture e dos padrões TOGAF®").
  • TOGAF® 9.2Certificado (declara que o aluno, com TOGAF® 9.2 Certificado básico que permite analisar e aplicar os conhecimentos adquiridos).

Saiba mais sobre o TOGAFOs certificados ® são seusno site do Grupo Aberto.

Aplicativo

A abordagem ágil de hoje para o gerenciamento de TI deve muito de seu sucesso ao TOGAF® padrões arquitetônicos específicos. Com o desejo de se tornar digital, as empresas modernas devem fazê-loarquitetos de negócios- modernos e antigos - conheça todas as melhores práticas para garantir a integração total das redes de TI, negócios e tecnologia.

Usando relatórios LeanIX EAM e métodos de coleta de dados, você pode aproveitar as diferentes fases do TOGAF®-ADM de forma mais eficiente usando décadas de melhores práticas de EA.

Quer você (1) estabeleça a base para sua visão arquitetônica com nossos painéis detalhados, (2) conduza análises de ponta/direcionadas com várias visualizações do ambiente de aplicativos, (3) tome decisões de investimento em aplicativos com base em nossas estatísticas detalhadas e matrizes de corte e (4) deseje monitorar a implementação da nova arquitetura com painéis e pesquisas personalizáveis ​​- o LeanIX EAM é a ferramenta perfeita para qualquer arquiteto de negócios!

FAQs

Guia: TOGAF® | LeanIX? ›

TOGAF is a high-level approach to design. It is typically modeled at four levels: Business, Application, Data, and Technology. It relies heavily on modularization, standardization, and already existing, proven technologies and products.

What are the 4 pillars of TOGAF? ›

TOGAF is a high-level approach to design. It is typically modeled at four levels: Business, Application, Data, and Technology. It relies heavily on modularization, standardization, and already existing, proven technologies and products.

Is TOGAF still relevant? ›

TOGAF-certified professionals are well-versed in these industry standards and best practices, enabling them to develop architectures that adhere to the highest quality and compliance standards. This alignment with industry norms reinforces the relevance and value of TOGAF Certification in 2023 and beyond.

What are the 8 phases of TOGAF? ›

Stages -stages of TOGAF ADM include: 1) Preliminary: Framework and Principle 2) Architecture Vision 3) Business Architecture 4) Architecture Information Systems 5) Technology Architecture 6) Opportunities and Solutions 7) Migration Planning 8) Implementation Governance 9) Architecture Change Management.

Is TOGAF really worth IT? ›

Since TOGAF is a widely accepted methodology and framework in the industry, enterprise architects might benefit significantly from obtaining this certification. Additionally, it is an internationally recognized vendor-neutral accreditation.

How hard is TOGAF certification? ›

How difficult are the TOGAF exams? The TOGAF certification exams are by no means difficult, per se. However, it is still important to put in an adequate amount of study time before booking an exam. If you cannot pass any practice papers and are struggling with knowledge checks, you still have prep work to do!

Which is better ITIL or TOGAF? ›

TOGAF vs ITIL, choosing between the two requires careful consideration of organisational needs, objectives, and maturity. While TOGAF focuses on enterprise architecture and governance, ITIL centres around IT service management. Integrating both frameworks can provide a comprehensive approach.

What is better than TOGAF? ›

The Zachman Framework is standardized to maintain a comprehensive vision of the system, and its rows and columns cannot be deleted. Still, it's adaptable enough to work for any project, allowing you to focus on each element and its function while also establishing contextual ties across cells.

What are the disadvantages of TOGAF? ›

Limitations of TOGAF
  • The framework plays the role of a design authority in an enterprise and offers very few features for the architects to maintain enterprise-wide descriptions, standards, principles, and so on.
  • The framework provides very limited guidance to solution architects.

What is TOGAF in a nutshell? ›

TOGAF is an enterprise architecture framework that helps define business goals and align them with architecture objectives around enterprise software development.

What is the difference between Agile and TOGAF? ›

Where agile is principally concerned with the most efficient way of organising a team, TOGAF is concerned with the challenges faced by the wider enterprise. The trouble comes when the governance structures of TOGAF start to impinge on the autonomy of agile development teams.

Is TOGAF a framework or methodology? ›

The TOGAF® Standard, a standard of The Open Group, is a proven Enterprise Architecture methodology and framework used by the world's leading organizations to improve business efficiency.

What is the salary of TOGAF Certified Enterprise Architect in USA? ›

Togaf Architect Salary
Annual SalaryMonthly Pay
Top Earners$190,500$15,875
75th Percentile$163,000$13,583
Average$140,101$11,675
25th Percentile$114,500$9,541

Is TOGAF relevant in 2023? ›

In 2023, TOGAF certification will still be relevant due to a shortage of TOGAF-certified individuals. According to reports, the TOGAF framework has already been used by 80% of the world's organizations. Some employers have stated that it is a condition for employment.

Is TOGAF 9 or 10 better? ›

The core content of TOGAF (the ADM) is unchanged between the two versions. However, TOGAF Standard, 10th Edition has been made more navigable, expandable and easier to customize. On this basis, key knowledge was added on recent and emerging topics such as agility, micro services architecture, digital strategy.

What are TOGAF core concepts? ›

TOGAF includes the concept of the Enterprise Continuum, which sets the broader context for an architect and explains how generic solutions can be leveraged and specialized in order to support the requirements of an individual organization.

What are TOGAF principles? ›

What is TOGAF Architecture Principle? The norms and guidelines that an organization follows are referred to as principles. These guidelines assist organizations in keeping things functioning smoothly, and principles can exist at several levels across an organization.

What are the four C's of architectural analysis? ›

Context, Containers, Components, and Code

A set of hierarchical abstractions (software systems, containers, components, and code). 2. A set of hierarchical diagrams (system context, containers, components, and code).

References

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Terrell Hackett

Last Updated: 05/12/2023

Views: 5809

Rating: 4.1 / 5 (52 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Terrell Hackett

Birthday: 1992-03-17

Address: Suite 453 459 Gibson Squares, East Adriane, AK 71925-5692

Phone: +21811810803470

Job: Chief Representative

Hobby: Board games, Rock climbing, Ghost hunting, Origami, Kabaddi, Mushroom hunting, Gaming

Introduction: My name is Terrell Hackett, I am a gleaming, brainy, courageous, helpful, healthy, cooperative, graceful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.